terça-feira, 3 de julho de 2012

Pão Francês de Nozes(a receita não é de maquina)


Rendimento: dois pães
Tempo de preparo: 20 minutos + crescimento + 35 a 45 minutos de crescimento

Ingredientes
350 gramas de farinha de trigo integral
200 gramas de farinha de trigo, mais um tanto para polvilhar
1 colher de chá de fermento em pó
1 ½ colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de óleo de girassol
200 gramas de nozes picadas

Modo de preparo
Em uma tigela, misture tudo, menos as nozes e o óleo. Faça um buraco no meio da misture e jogue no centro 350 ml de água morna e o óleo. Misture e, aos poucos, acrescente mais água (cerca de 100 ml), até a massa ficar macia e uniforme.

Agora começa o trabalho braçal (mas, calma, é rapidinho). Passe a mistura para uma superfície coberta por farinha e amasse por cinco a oito minutos, até que ela ganhe elasticidade.

Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano e deixe descansar em um lugar quente (quando eu fiz, a temperatura ambiente foi suficiente) até que ela dobre de tamanho.

Abaixe a massa com o punho e trabalhe-a por mais um minuto sobre uma superfície enfarinhada. Abra-a em um retângulo e, por cima, jogue as nozes. Amasse tudo por alguns minutos para distribuir as nozes.

Faça duas bolas com a massa e achate-as um pouco em uma assadeira enfarinhada. Deixe-as crescer por mais 15 minutos, cobertas por um pano. Pré-aqueça o forno a 220° C.

Polvilhe os pães com farinha e, com uma faca, trace um quadrado no topo de cada um deles. Asse por 10 minutos, reduza um pouco a temperatura (para 190° C) e asse por mais 25 a 35 minutos, ou até que a base dos pães emita um som oco ao ser batida.

Dica: o pão fica uma delícia coberto com um queijo neutro, como ricota, mais tomatinhos, sal, pimenta, ervas e uma dose generosa de um bom azeite.

Nenhum comentário: