quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pão de abobrinha e manjericão


Fiz várias tentativas até chegar nessa fórmula. Fica um pão muito fofo, com uma massa meio úmida e muito cheiroso e saboroso. As quantidades são para um pão de 600 gramas.

1 copo de abobrinha ralada bem fininho
1/2 copo de manjericão fresco picadinho
2 colheres de sopa de azeite
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
3 copos de farinha de trigo
1 colher de chá de melhorador
2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo

Na máquina de pão, coloquei os ingredientes na fôrma, e selecionei o ciclo sanduíche. No começo, parece que não vai dar ponto na massa, fica parecendo uma farofa. Mas depois de alguns minutos batendo, a abobrinha vai soltando água e agregando a farinha. A necessidade ou não de acrescentar um pouquinho mais de farinha além do especificado na receita, ou um pouco de água, vai depender do tamanho do ovo e da abobrinha utilizada. Algumas soltam mais água que outras.

Para fazer sem a máquina de pão, é só misturar tudo e sovar muito bem (é meio grudenta essa massa). O fermento biológico seco instantâneo pode ser substituído por fermento fresco: 1 tablete de 15 gramas, dissolvido previamente no açúcar especificado na receita.

Fonte: http://larahelena.multiply.com

Um comentário:

Iliane disse...

conhecendo seu blog..amei o titulo..e..gostei muito do que tô vendo..pois tenho maquina de pão e amo variar..um prazer..li